Encantamento {pedacinho de infância}

encantamento-01

Dia desses, durante o workshop de um fotógrafo que eu admiro muito, ele falou sobre o encantamento que as crianças têm por tudo que as rodeia e o quanto devemos reaprender com elas a nos encantar pelo mundo para trazer verdade, emoção e criatividade a nosso trabalho. Faz todo o sentido se pensarmos que o encantamento estimula a curiosidade, nos faz explorar um estímulo de várias formas, nos traz energia e nos faz sair da zona de conforto. Não precisamos de muito tempo com uma criança para perceber esse encantamento que ela tem por tudo. Será que o mundo delas é mais brilhante e colorido ou a gente que com o tempo vai se acostumando com as cores a ponto de muitas vezes nem percebê-las?

Esse pensamento fez muito sentido pra mim e não sai da minha cabeça. Uma das coisas que me fez ter mais interesse na fotografia foi justamente em um momento da vida voltar a me encantar por coisas simples, como se meu mundo tivesse voltado a ficar mais colorido. Então tive vontade de fotografar tudo o que me cercava e, quando dei por mim, tinha feito da fotografia a minha profissão. Fotografar me fez ver o mundo de forma diferente e mais encantada e esse encantamento afeta em minha fotografia. Um ciclo que se alimenta, de acordo com o nosso esforço. Quem sabe com um pouco de exercício esse encantamento volta a ser natural, assim como nas crianças?

Hoje me encanto com cada nascer do sol, com pequenas flores nativas no meio do cerrado, com cheiro de bolo assando, com sorrisos e olhares verdadeiros, com histórias de família, com pezinhos de bebê, com patinhas fofinhas de filhotinhos de cachorro, com arco-íris, com gotinhas de chuva na janela, com luz que bate no cabelo. Quem me acompanha pelo Instagram deve ter percebido isso. Se tem uma lição que eu gostaria muito de passar para minha filha ou para quem convive comigo seria essa… a de se encantar de verdade com aquilo que há de mais simples. Acho que isso traz um novo sentido pra nossa vida.

Conviver com crianças e fotografar pedacinhos de suas infâncias me traz muita leveza. Se estivermos de coração aberto e sensíveis de verdade, aprendemos tanto com elas! É lindo ver como coisas simples atraem sua atenção, as fazem sorrir, despertam sua curiosidade. Pode ser um brinquedo, um papel em branco com lápis coloridos, uma pedrinha no chão, a água ou a própria sombra. Depois de fotografar esse pingo de gente de cachinhos alaranjados, voltei completamente apaixonada. Foi incrível como o seu encantamento por tudo me afetou e me inspirou! Voltei pra casa mais leve, alegre e encantada.

encantamento-02

encantamento-03 encantamento-04 encantamento-05 encantamento-06 encantamento-07 encantamento-08 encantamento-09 encantamento-10 encantamento-11 encantamento-12

encantamento-13 encantamento-14 encantamento-15 encantamento-16 encantamento-17 encantamento-18 encantamento-19 encantamento-20 encantamento-21 encantamento-22 encantamento-23 encantamento-24 encantamento-25 encantamento-26 encantamento-27 encantamento-28 encantamento-29 encantamento-30



Deixe uma resposta